A Ford atrasa o lançamento do novo
Focus no Brasil. O modelo deveria ter suas vendas iniciadas no ano passado,
como modelo 2013. A estratégia da marca foi mudada algumas vezes atrasando seu
lançamento. Agora ele vem, a produção deve começar logo e a montadora está
investindo na fábrica na Argentina de onde modelo deve ser importado.
À partir de 2013, o design do novo
focus será igual no mundo inteiro.
Ao abrir a porta, já percebe
que o interior é todo novo, começando pelo painel, que na parte central adotou
um estilo baseado em telefones celulares, que a Ford começou a usar no New
Fiesta.
A metade superior do painel é
revestida de material suave e agradável ao toque, enquanto o plástico mais duro
fica para a parte debaixo, na tampa do porta-luvas e nas laterais do console
central.
Proliferam os apliques de efeito
cromado, com presença obrigatória nas maçanetas das portas, em volta dos
mostradores dos instrumentos e na moldura da alavanca do câmbio. A versão top
Titanium apresenta um monitor central diferenciado, com revestimento brilhante
e sistema de áudio assinado pela Sony, podendo contar com iluminação por leds,
ar-condicionado bizona e até um teto panorâmico que ocupa quase toda a capota.
As versões básicas e intermediária
têm um console central mais simples, onde para além do freio de mão há somente
um duplo apoio para copos. Houve também uma boa evolução na facilidades de
leitura da instrumentação, graças principalmente ao visor digital do computador
de bordo, com uma combinação de cores . O volante permite ajustar a altura e a
profundidade, o banco também é regulável na altura e o câmbio está mais alto e
mais perto da direção, o que no conjunto facilita a vida do motorista.
Na versão Perua, a traseira adota
lanternas horizontais.
O Focus perdeu espaço interno nesta
geração, por uma necessidade de satisfazer todas as normas de segurança de
mercados bem diferentes ao redor do mundo. O Focus Sedan oferece menos espaço
para pernas no banco de trás e também menos largura, e um porta-malas de 475
litros, menor que o dos outros dois modelos. A própria tampa tem falhas, como
não dispor de uma pega interna para fechar, obrigando a colocar os dedos na
chapa de metal. No caso da comparado às versões. As medições de espaço
interno entre os Focus perua e Sedã diferem apenas na altura do banco traseiro,
em razão da linha do teto se manter alta até a tampa traseira. Por outro lado,
as portas de trás do Sedã têm ângulo de abertura maior, favorecendo o acesso.
Não faltam argumentos técnicos para
comprovar que o novo Focus está ainda melhor do que a geração anterior, agora
reforçada pela estreia da inédita versão perua. Só falta esperar o lançamento
para saber se seu sucesso global vai ser o mesmo no mercado brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário