A Mercedes lança no Brasil o novo Classe A. Carro novo, Hatch, compacto, apelo esportivo e toda qualidade da Mercedes.
A novidade chega às concessionárias
com duas versões: A200 Turbo Style por R$ 99.990 e A200 Turbo Urban por R$
109.900. Motor e câmbio são exatamente os mesmos. Sob o capô, o hatch traz o
mesmo propulsor 1.6 turbo de 156 cv do Classe C. O câmbio é compartilhado com o
Classe B, uma transmissão de sete velocidades e dupla embreagem com troca
manual por meio de borboletas. Grande destaque deste motor é o torque.
Os 25,5 kgm estão disponíveis entre
1.350 e 4.000 rpm, o que garante uma ótima aceleração desde a primeira marcha.
A saída do Classe A é surpreendente e empolgante com o câmbio no modo
esportivo, com direito ao satisfatório ronco do motor turbo. A troca de marchas
por meio de borboletas traz ainda mais alegria por não gerar “trancos” aos
passageiros. De acordo com a Mercedes, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,3
segundos.
A posição de dirigir é confortável,
com regulagem de altura do banco por inteiro, o que não inclui apenas o
assento, mas também o encosto. A impressão é de estar em um carro com tocada
esportiva graças ao teto baixo e a possiblidade de jogar o banco tipo concha lá
embaixo. A sensação que aumenta graças a direção elétrica ajustável, que regula
a intensidade de acordo com a velocidade de cruzeiro do carro.
Chama atenção também as modernas
saídas de ar inspiradas em turbinas, o que é um verdadeiro contraste com a
haste de câmbio localizada atrás do volante (e não no console, como nos
Cadillacs). Isso é algo comum em outros Mercedes, mas que soa antiquado em um
modelo tão moderno. Segundo a marca, isso só acontece para valorizar o espaço
no console.
Basta pegar a estrada e ativar o modo
econômico do câmbio para que o Classe A gere menos adrenalina e foque em
agradar ao bolso. Isso porque o motor se mostra mais lento para retomadas em
altas velocidades. Na sétima marcha, a 120 km/h, o motor mantém 2.100 rpm, o
que gerou uma boa média de consumo no computador de bordo: 11,7 km/l. No geral,
o Classe A agrada bastante na estrada pelo baixo nível de ruído, mas não chega
a empolgar no quesito desempenho.
Quem merece elogios é a suspensão
tipo McPherson na dianteira e Fourlink na traseira, que é firme na medida
certa. O Classe A não é duro como um esportivo e está muito longe de ser
molenga. O carro se comporta muito bem nas curvas de alta velocidade, com uma
inclinação mínima na carroceria e uma estabilidade invejável. O que também
contribui para isso são as rodas de 17 polegadas, calçadas com pneus 225/45.
Também encara com valentia os buracos, sem trancos fortes ou barulho incômodo
aos ocupantes. A tocada do Classe A, está mais para o lado esportivo do que o
convencional.
Conteúdo das versões
A200 Turbo Style - R$ 99.900
Motor 1.6V turbo, gasolina,
transmissão automática de 7 marchas, grade na cor do veículo, farol halógeno,
rodas de liga-leve aro 16”, moldura cromada abaixo dos vidros, saída única de
escapamento, volante multifuncional, painel de instrumentos na cor preta,
bancos com acabamento de couro e tecido
A200 Turbo Urban – R$ 109.900
Motor 1.6V turbo, gasolina,
transmissão automática de 7 marchas, grade na cor prata, rodas de liga-leve aro
17”, farol bixenônio com LED, lanternas traseiras com LED, dupla saída de
escape, volante multifuncional com acabamento em couro, acabamento do painel na
cor do revestimento dos bancos, saídas de ar cromadas.
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