segunda-feira, 29 de abril de 2013

Novo Ford Focus


A Ford atrasa o lançamento do novo Focus no Brasil. O modelo deveria ter suas vendas iniciadas no ano passado, como modelo 2013. A estratégia da marca foi mudada algumas vezes atrasando seu lançamento. Agora ele vem, a produção deve começar logo e a montadora está investindo na fábrica na Argentina de onde modelo deve ser importado.
À partir de 2013, o design do novo focus será igual no mundo inteiro.
 Ao abrir a porta, já percebe que o interior é todo novo, começando pelo painel, que na parte central adotou um estilo baseado em telefones celulares, que a Ford começou a usar no New Fiesta.
A metade superior do painel é revestida de material suave e agradável ao toque, enquanto o plástico mais duro fica para a parte debaixo, na tampa do porta-luvas e nas laterais do console central.
Proliferam os apliques de efeito cromado, com presença obrigatória nas maçanetas das portas, em volta dos mostradores dos instrumentos e na moldura da alavanca do câmbio. A versão top Titanium apresenta um monitor central diferenciado, com revestimento brilhante e sistema de áudio assinado pela Sony, podendo contar com iluminação por leds, ar-condicionado bizona e até um teto panorâmico que ocupa quase toda a capota.
As versões básicas e intermediária têm um console central mais simples, onde para além do freio de mão há somente um duplo apoio para copos. Houve também uma boa evolução na facilidades de leitura da instrumentação, graças principalmente ao visor digital do computador de bordo, com uma combinação de cores . O volante permite ajustar a altura e a profundidade, o banco também é regulável na altura e o câmbio está mais alto e mais perto da direção, o que no conjunto facilita a vida do motorista.
Na versão Perua, a traseira adota lanternas horizontais.
O Focus perdeu espaço interno nesta geração, por uma necessidade de satisfazer todas as normas de segurança de mercados bem diferentes ao redor do mundo. O Focus Sedan oferece menos espaço para pernas no banco de trás e também menos largura, e um porta-malas de 475 litros, menor que o dos outros dois modelos. A própria tampa tem falhas, como não dispor de uma pega interna para fechar, obrigando a colocar os dedos na chapa de metal. No caso da comparado às versões. As medições de espaço interno entre os Focus perua e Sedã diferem apenas na altura do banco traseiro, em razão da linha do teto se manter alta até a tampa traseira. Por outro lado, as portas de trás do Sedã têm ângulo de abertura maior, favorecendo o acesso.
Não faltam argumentos técnicos para comprovar que o novo Focus está ainda melhor do que a geração anterior, agora reforçada pela estreia da inédita versão perua. Só falta esperar o lançamento para saber se seu sucesso global vai ser o mesmo no mercado brasileiro.

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