terça-feira, 30 de abril de 2013

Dodge Challenger


A melhor fase do Dodge Challenger antecessor do que temos hoje, durou até 1972, até novas leis de emissões obrigaram os fabricantes a reduzir a potência dos motores esportivos. Nesta época o motor V8 340 ganhou a posição de topo, mas sua potência foi reduzida para 240cv.
No ano seguinte a crise do petróleo fez reduzir a demanda por modelos esportivos e versões especiais do Challenger, Charger, Mustang, Camaro, Corvette entre outros carros simplesmente deixaram de existir. Em 1974 o carro deixou de ser fabricado, até o seu retorno em 2008.
A nova série mantém as características do modelo antecessor como a dianteira ampla, os dois faróis redondos sobre a grade com o símbolo do carro. Até mesmo o formato do capô, as laterais e o interior remontam as mesmas dimensões do Challenger antigo. A traseira também traz uma lanterna larga formando um conjunto único, praticamente o mesmo modelo da versão de 1970.
O tempo fez muito bem ao Dodge Challenger que hoje está mais estável e seguro, devido ao trabalho de engenharia que atuou sobre o desenvolvimento da suspensão e do conjunto motor e câmbio. A suspensão ganhou calibragem esportiva, amortecedores de alta performance e controle eletrônico de estabilidade, um dos problemas mais sérios do Challenger na década de 1970 devido ao baixo peso obtendo

um motor muito potente. Os freios a disco com ABS e distribuidor de frenagem EBD são de série nas quatro rodas. O motor V8 passou por uma série de modificações ao decorrer dos anos, deixando-o mais leve e com comando de válvulas variável, alimentado por injeção eletrônica multiponto. Na versão SRT8 o Dodge Challenger vem com freios Brembo, suspensão esportiva, faróis bi-xenon, bancos revestidos em couro com aquecimento, sistema de abertura das portas keyless, rádio satélite Sirius, rodas aro 20 em alumínio forjado entre outros itens.
Seja como for, 42 anos depois o Dodge Challenger parece não ter sofrido um lapso. Pelo contrário, parece que sua história prova uma evolução contínua para compreendermos a correta definição de um automóvel esportivo.



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