segunda-feira, 29 de abril de 2013

Novo HB20 Sedan


A Hyundai  lança a versão Sedan do HB20.



O modelo chegou às concessionárias dia 20 de abril, partindo de R$ 39.495 motor 1.0. Para quem achou o preço alto, Willian Lee, justifica: “Nosso sedã vem com ar condicionado, travas e vidros elétricos, som, direção hidráulica e airbag desde a primeira versão”.
O porta-malas mantém a média de tamanho com 450 litros de bagagem. São 30 litros a menos que o Voyage (480 l) e 50 litros a menos que seu principal concorrente, o Prisma (500 l). Por dentro, o espaço é mesmo do HB20.
Há bom espaço para quem viaja na frente, com  acabamento de tecido nas portas, e até de duas cores para as versões mais caras, nomeada Premium,  de R$ 50.795. Essa nasce para enfrentar modelos tipo Ford New Fiesta e Chevrolet Sonic. Quem viaja atrás continua com o ótimo espaço para a cabeça.
O acabamento continua sendo um dos destaques desse carro, que está bem acima da média de outros modelos  no Brasil. O plástico utilizado no acabamento é de boa qualidade e há tecido nas laterais de porta desde as versões mais simples. Peca, por alguns pequenos detalhes, como um sistema de rolamento para ajustar a altura dos bancos. O Comfort Plus, modelo de entrada, também não traz ajuste de altura e profundidade do volante, presente somente a partir do Comfort.
Destaca-se nessa versão a evolução da suspensão traseira, que tem menos ruídos e mantém o bom nível de conforto.
O motor 1.0 12V de três cilindros e 80 cv  funciona bem para o carro, que mostra  mais vigor que a versão 1.0 do concorrente Prisma. O carro não da um show de agilidade, mas um modelo de entrada com desempenho acima da média. Segundo a Hyundai, a novidade acelera de 0 a 100 km/h no mesmo tempo que o hatch: 14,9 s, número a ser aferido na pista de testes, onde o hatch registrou 15,1 s no crivo de Autoesporte.


Já a versão 1.6 de 120 cv cai feito uma luva no sedã, que pouco deve aos rivais chamados de Premium. O câmbio de cinco marchas garante boas trocas, com engates mais precisos que outros modelos nacionais. Tanta evolução e modernidade dão espaço ao passado quando o assunto é o câmbio automático que equipa as versões topo de linha. Com apenas quatro velocidades, o câmbio parece um item do passado instalado em um projeto moderno. O que ficará mais evidente quando a Chevrolet lançar o Prisma automático de seis velocidades, prometido para a metade do ano.
A conclusão é de que o sedã cumpre tão bem o que promete quanto o hatch, com as mesmas ressalvas já conhecidas do modelo. A Hyundai espera vender 40.000 unidades ainda neste ano, com um mix de 60% para a versão 1.6 e 40% para a 1.0. Os preços de revisão também seguirão o mesmo caminho do hatch. A revisão de 10 mil quilômetros do 1.0 sai por R$ 116, enquanto a de 20 mil quilômetros custa R$ 165. Não há segredos, já que o sedã é praticamente o HB20 hatch, com a vantagem de um porta-malas bem mais avantajado e pouco além disso.

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